domingo, 7 de junho de 2009

Reconto: O Reizinho Mandão, de Ruth Rocha (2)

C. C. M. L. S. T., de 4 anos de idade.

Era uma vez um sapo cheio de bolinhas, e aí o rei diz: "cala a boca". E a menina falou: "cala a boca". E ele, o rei, parou de falar.

A menina dava risadinhas durante a contação da história pelas acadêmicas de Pedagogia, Maria Betânia Silva e Shyrlene de Maria. Pensavam que ela estava distraída e não lhes despendia a atenção desejada. A criança sempre filtra a parte que mais lhe interessa, chama, desperta e daí segue o seu significado, com uma lógica propria. E bem diferente da nossa.

Ao contrário da menina, o menino I. S. T., de 8 anos de idade, que cursa o 3o. ano, não apenas prestou bastante atenção, mas, como escrevem as acadêmicas, essa criança, embora tímida, segundo elas, "ficou COMPLETAMENTE CONCENTRADA". Eis o seu reconto:

Era uma vez um reino que era bem feliz, um dia o rei morreu e ficou o filho como rei e ele colocou as regras. Que um dia à meia-noite não poderia cortar a unha do dedo miudinho. E o rei ficou cansado e mandou todo mundo calar a boca. E todo mundo esqueceu como se falava, e todos ficaram sem falar. Aí, o rei ficou até feliz. E ficou enjoado de tanto silêncio.
E foi procurar ajuda lá no outro país, estava procurando alguém para ajudar ele e ele achou um velhinho bem miúdo.
E o velho colocou o seu dedo no nariz e falou para ele como desfazer a maldição e ele foi procurar no reino e batia de porta em porta e aí quando ele bateu em uma porta onde as janelas estavam fechadas, e o rei gritou: "não adianta fingir que não tem ninguém aí". E a porta foi abrindo devagarinho, devagarinho e a velha com uma cara desconfiada virou o rosto, e o rei mal-educado foi entrando e achou uma menina lá no fundo da casa. E ele ficou perturbando a menina. E a menina disse: "cala a boca seu pai já morreu, quem manda na minha boca sou eu".
E ele saiu do reino e foi transformado em sapo e só o beijo de uma princesa poderia desencantá-lo e deu seu reino p'ro primo.

2 comentários:

  1. Ficou tudo muito criativo, Rocio.
    É esse o trabalho que eu gosto de fazer: reconto.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Que legal Fátima!
    Seu comentário é muito importante e motiva ainda mais essa meninada, ou seja, as crianças colaboradoras dos - e - os futuros pedagogos.
    Pois o reconto mostra as possibilidades criadoras das crianças de todas as idades!
    Abração!
    Maria do Rocio

    ResponderExcluir