domingo, 14 de junho de 2009

O Reconto e a Análise das Acadêmicas de Pedagogia (2)

O Lobo e os Cabritinhos (menino, 3 anos)
O Lobo Mau pintou a mão com tinta e soprou a casa dos filhotes. E os filhotes correram, mas, o lobo comeu eles. A mamãe dos filhotes abriu a barriga dele e fechou com "predas". E o lobo bebeu água e morreu. E acabou a história.
A contextualização feita pelas acadêmicas Antonia Juciléia e Rozeane Rodrigues, do 5o. semestre de Pedagogia.
Notamos que o L. introduziu um fato não mencionado por nós: o sopro do lobo. Acreditamos que ele tenha "transportado" essa situação do conto "Os Três Porquinhos", pois, esta historinha é bastante conhecida.
Percebemos que ele focou os fatos relacionados ao vilão do conto. Acreditamos que esta "supervalorização" das atitudes do lobo se dê por conta de ser um personagem comum nos contos infantis. L. nos perguntou o que eram cabritinhos, ele não reproduziu oralmente esta palavra, sibstituindo-a por "filhotes".
Durante nossa narrativa, o L. manteve-se calmo e curioso, interrompendo-nos poucas vezes para perguntar: o que eram cabritinhos, o poço e por que a mamãe cabra abriu a barriga do lobo e se havia sangue dentro do lobo nesse momento.
É interessante perceber a liberdade que o L. teve para o reconto. Não estávamos preocupadas com a quantidade de elementos que ele lembraria, mas, em compreender por que algumas situações são mais significativas que outras para a criança.
Foi uma atividade que nos deu um olhar mais criterioso em relação a oralidade. Concluímos que o ato de contar histórias desperta a imaginação daquele que ouve e possibilita interlocução entre contador e ouvinte. Durante a atividade sentimos o calor humano que o contar história proporciona.
Imagem: Mother and Child, de Pablo Picasso (1905)

Nenhum comentário:

Postar um comentário