domingo, 14 de junho de 2009

O Reconto e a Análise das Acadêmicas de Pedagogia (1)

A Bela Adormecida (menina, 7 anos)
Que era a princesa que nasceu. Que era p'ra fazer o batizado, mas fizeram uma festa e foi convidada todas as fadas. Os presentes: beleza, saúde (pausa) não tem felicidade. A bruxa não foi convidada aí ela foi lá jogou feitiço p'ra princesa furar o dedo e tinha uma fada que não tinha dado nada, então, ela falou p'ra princesa não morrer era p'ra ela dormir. E aí, a princesa furou o dedo e dormiu até um príncipe corajoso foi lá (risos), beijou a princesa e foram felizes p'ra sempre.
A contextualização da acadêmica Maria José, do terceiro semestre de Pedagogia.
Na hora do conto, a criança ouvia atentamente os detalhes e com riso nos lábios. Apesar de vivermos em pleno séc. XXI, os contos de fadas ainda são algo que despertam a atenção, o prazer, o lúdico, e dão asas à imaginação da criança despertando-lhes fantasias, traz à tona lembranças, sonhos, medos, associações e desejos, muitas vezes reprimidos.
A criança gostou muito de ouvir o conto e, principalmente, do momento da festa do batizado da princesa, a qual relacionou com a festa de seu aniversário que se aproxima.
Quando a criança colaboradora foi chamada para realizar a atividade estava assistindo TV e a mesma não relutou em momento algum por ter deixado de acompanhar um de seus programas preferidos para ouvir o conto.

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