sábado, 6 de junho de 2009

Período Tradicional da Literatura Brasileira Reconto

A Galinha Ruiva
A fábula retrata a historia de uma galinha que além de ser ruiva dedicava sua vida a trabalhar, enquanto os outros animais da fazenda não se preocupavam em preparar seus alimentos.
No final, com o pão feito do cultivo, colheita e preparo, feito pela galinha, todos querem provar, mas, a personagem principal deixa bem claro: quem não trabalha, não come.
Torna-se evidente a característica do período tradicional da Literatura Infantil, a necessidade de transparecer e conservar os valores sociais, familiares e consagrados da propria sociedade. O individualismo é discriminado em todos os momentos, pois, cada um dos animais responde, individualmente, à solicitação da galinha ruiva - para que participem do processo de preparação do pão e não há, em nenhum momento, a reunião deles para somar forças para ajudar a penosa.
Ao contrário, permanecem estáticos e indiferentes a todo esforço da galinha que, sem interromper seu trabalho, busca produzir e colher os frutos do próprio esforço.
São pequenas regras sociais transmitidas aos adultos em miniatura, que a eles somente resta obedecer e aprender os valores e as proibições socialmente aceitas. Esta fábula surge em um momento que se faz necessário valorizar a propriedade privada e o trabalho conquistado com orgulho e suor. É doutrina social, mas, também, se torna elemento necessário para educar e reter informações "significativas" - em uma época de ditadura - no imaginário infantil.
Manipuladores de Marionetes: Aline Pantoja de Oliveira, André Serrão Santana, Daniel David Paz, Diana Kelly Magno, Elvys Dennys Tota e Patrícia da Silva Dias.
Se você quiser conhecer ou revisitar a fábula de "A Galinha Ruiva", acesse ao seguinte vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário