domingo, 14 de junho de 2009

Conto e Reconto: representações

O Reizinho Mandão, de Ruth Rocha
O menino de 10 anos, ouviu o conto das acadêmicas do 3o. semestre, do Curso de Pedagogia, Célia Maria e Regina Célia.

Interrogações surgiram, por que ao invés de recontar, L. preferiu desenhar e construiu as falas/pensamentos nos balõezinhos. L., estuda no 7o. ano.

Os acadêmicos ficam sempre preocupados quando se deparam com essa resposta diferente do que esperavam.

Por que as crianças maiores não correspondem? Não gostaram muito do conto? Não gostam de recontar? Inibem-se? Tem medo? Ficam inseguras? Estilos diferentes?

As crianças menores, ao contrário, colocam-se mais à vontade para recontar. Olham nos olhos, sorriem e fazem gestos. Por que a diferença?

Detalhes do desenho de L.

5 comentários:

  1. Oi, Rocio:
    O fato das crianças não recontarem (retextualizarem)o texto, se deve ao fato de que a escola só trabalha a compreensão textual a partir de perguntas, cujas respostas já se encontram no texto.Isto eu consegui provar em minha dissertação de mestrado.Se te interessar dá um olhada em minha página.Acho que vai te ajudar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fátima:
    Fico muito contente pela dica. Estamos construindo conhecimento referente a forma como as crianças vêem a escola, a prática pedagógica e como elas respondem continuamente as propostas sugeridas, que tipo de autonomia adquirem e como interagem conosco. É a gestão da aprendizagem! Vamos ler sim e com certeza vai ajudar muitas outras pessoas nessa rede colaborativa de APRENDIZAGENS (crianças, pais, professores e escolas). Até mais!
    Maria do Rocio

    ResponderExcluir
  3. Teceremos reflexões sobre as questões levantadas por aqui. São os dilemas da prática pedagógica que sempre nos surpreendem e nos conduzem a novas indagações. É esse o lado fascinante do nosso trabalho.

    Bjus...

    ResponderExcluir
  4. Oi Rocio. Obrigado pela visita. Seu blog está cada vez melhor e com um conteúdo excepcional. A riqueza não se encontra apenas nos textos, muito bem elaborados, que revelam não apenas sua facilidade para escrever, encontra-se também nas imagens que ilustram suas postagens. Parabens!
    Franz

    ResponderExcluir
  5. Ei, Maria do Rócio, estamos sentindo tua falta. Até no grupo não aparece mais. Some não suas ideias fazem muita falta nessa rede.

    Bjus...

    ResponderExcluir